TikTok lança nova série "Be Informed"
- Artifício Comunicação

- 21 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Criados em parceria com influenciadores, os vídeos para ajudam os usuários a detectar desinformações
Em meio a onda de combate as Fake News e proibição do TikTok em alguns países, a plataforma lançou na segunda quinzena de julho uma nova série de vídeos que visa ajudar a aumentar a conscientização sobre a desinformação e fraudes online.
Segundo o TikTok, "a série Be Informed aborda um ponto sensível na construção de uma audiência online informada: a alfabetização midiática. Ser alfabetizado sobre a mídia significa ter a capacidade de acessar, analisar, avaliar, criar e agir usando todas as formas de comunicação".
Os vídeos feitos em parceria com creators populares na plataforma seguem o estilo criativo e divertido, o que deve ajudá-los a ter mais alcance. Para a realização da série, o TikTok trabalhou com vários especialistas e instituições, incluindo a Associação Nacional de Educação para a Alfabetização da Mídia (NAMLE), uma rede de educadores, estudiosos, pesquisadores, profissionais, fabricantes de mídia e líderes de pensamento no campo da educação para a mídia.
No geral, os vídeos da série procuram ajudar os usuários a entender o que devem procurar online, e incluem notas específicas de plataforma sobre como relatar problemas, como esses apresentando Gabe Erwiw e Lee McCall, respectivamente.
Mas claro que apesar da boa iniciativa, ainda existem outras preocupações em torno do uso do TikTok, particularmente em relação à forma como os dados dos usuários estão sendo potencialmente acessados e usados para fins alternativos pelas autoridades estrangeiras. Não sabemos a extensão de tal compartilhamento de dados, nem mesmo se ele está acontecendo.
Como observado recentemente pelo analista técnico Ben Thompson, "o algoritmo do TikTok é livre para promover os vídeos que quiser, sem que ninguém saiba a diferença. TikTok poderia promover um determinado candidato ou um determinado assunto em uma determinada geografia, sem que ninguém - exceto talvez o candidato - saiba".


Comentários