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Como fica a comunicação das marcas pós-pandemia

  • Foto do escritor: Artifício Comunicação
    Artifício Comunicação
  • 6 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

É necessário observar as novas perspectivas de comunicação que surgem no universo digital

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Quando falamos em um “novo normal pós-pandemia” apresentamos muitas especulações e poucas certezas. Porém, um dos poucos pontos que todos conseguem concordar é: a vida será (ainda) mais digital e exigirá aprendizados e adaptações constantes.


De acordo projeções realizadas pelo Fórum Econômico Mundial, em 2022, cerca de 42% das competências de trabalho existentes hoje não serão suficientes para atender a demanda de mercado. O que significa que tanto profissionais quanto empresas precisarão passar por processos contínuos de qualificação, avanços digitais e capacitação.


Além disso, a relação de consumo também será diferente. Acredita-se que boa parte da população, que só se tornou adepta às compras pela internet em decorrência da pandemia, deva continuar com esse hábito. Como consequência dessa mudança de comportamento, haverá incremento substancial nas verbas de marketing digital das empresas. A representatividade deste segmento no bolo publicitário brasileiro muito provavelmente chegará mais perto da média global de 40%.


No universo da comunicação digital vale prestar atenção mudanças frequentes que ocorrem nas redes sociais. Antes considerada uma plataforma para adolescentes, o TikTok virou a febre da internet durante a pandemia e é apontado como o futuro da rede social. Além disso, durante os protestos mundiais contra o racismo, que tomaram as ruas e as redes no mês de junho, a plataforma uma espécie de “novo fórum de ativismo cívico”, onde milhares de pessoas protestaram a favor da causa.


O Tik Tok lançou ainda duas novidades no mês de junho, que devem atrair a presença de empresas: o TikTok for Business, um espaço para anunciantes e marcas dentro da plataforma. Ele é usado para as ações de marketing, atuais e futuras, permitindo gerenciar formatos de anúncio e estratégias de conteúdo e o TikTok em Realidade Aumentada que permite que uma marca ou produto utilize o recurso tanto em primeiro plano como fundo de um vídeo.


Outra mudança digital recente é a estreia no Brasil do Whatsapp como meio de pagamento. Segundo os responsáveis pela ferramenta, o foco inicial será ajudar a expandir negócios, mas é fácil prever o enorme crescimento no uso do aplicativo.


À medida que as mais marcas passam a explorar estratégias de comunicação mais responsivas e em tempo real, e aderem às novas tecnologias de maneira criativa e dinâmica, as empresas precisam abraçar essas tecnologias – ou correm o risco de ficar para trás.


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Imagem: Freepik


 
 
 

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